ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Segunda à Sexta-feira das 8h às 18h

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

contatosite@rsassessoriaaduaneira.com.br

55 13 3219-8720 / 13 3224 4333

28/01 – Dia do Comércio Exterior e do Portuário

Por que a data é celebrada nesse dia?

O dia 28 de janeiro é muito especial para todos nós que atuamos no Comércio Exterior, um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e que é responsável pela movimentação de bilhões de dólares anualmente, pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos, pela diversificação dos produtos em nosso mercado e claro, pela possibilidade de expansão das empresas de diferentes ramos.

Comemora-se no dia 28 de janeiro o Dia do Comércio Exterior e também o Dia do Portuário, dia escolhido em referência ao 28 de janeiro de 1808, quando D. João VI assinou a Declaração de Abertura dos Portos às Nações Amigas, um grande marco para a história do Brasil e para o fortalecimento da nossa identidade e economia.

Na época em que o Brasil ainda era colônia, produtos como açúcar, algodão, café e tabaco foram de grande importância para o desenvolvimento econômico do país, com exportações para diversos países, enquanto nas importações, as mercadorias europeias manufaturadas se destacavam nos produtos que o Brasil não-industrializado costumava adquirir.

E atualmente, como está o Comércio Exterior?

As commodities agrícolas ainda possuem uma grande importância na economia brasileira, como a soja, o milho e o café, que são alguns dos principais destaques das nossas exportações. No entanto, outros produtos como petróleo, minério de ferro, carne bovina e de aves, celulose e açúcares também compõem o ranking dos principais produtos embarcados anualmente pelo Brasil.

Nas importações, produtos manufaturados ainda são grandes destaques da nossa pauta, sendo responsáveis por quase 90% de tudo que importamos. Itens como adubos, fertilizantes químicos e óleos combustíveis de petróleo são os principais produtos das importações brasileiras.

Diferentemente do século XIX, os principais parceiros comerciais do Brasil atualmente são a China, os Estados Unidos, a Argentina, a Alemanha e a Índia, que juntos foram responsáveis por 50% de toda a receita obtida com as importações e exportações brasileiras de 2022.

Vamos comemorar!

É interessante notar o crescimento das importações e das exportações brasileiras ano a ano, simbolizando o aumento da participação brasileira no comércio internacional.

Nesta data tão especial, a nossa expectativa é que as políticas voltadas para o desenvolvimento do Comércio Exterior brasileiro sejam cada vez mais fomentadas, gerando assim ainda mais oportunidades e benefícios para as empresas brasileiras e, consequentemente, para o país como um todo.

 

CRÉDITOS: https://uxcomex.com.br/2023/01/28-01-dia-do-comercio-exterior-e-do-portuario/